Translator - Tradutor

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

O Caminho Evolutivo do Homem na Visão Espírita

Nesta quarta-feira (03/02/11) nossa Sociedade teve a felicidade de receber a visita do amigo e expositor espírita Sr. Alvaro Dias, da S. E. Círculo da Luz de Osório, trazendo-nos bastantes esclarecimentos quando palestrou sobre o tema "O Caminho Evolutivo do Homem", iluminando nosso entendimento.

Confira aqui um pequeno trecho da palestra:



E ao final, aproveitamos para fazer-lhe algumas perguntas acerca do tema proposto:

DECOM: - Na visão espírita que ocorreu para transformação do homem primitivo para o homem dos nossos dias?
ÁLVARO: - O caminho evolutivo é longo. As múltiplas e sucessivas encarnações proporcionam ao homem experiências inúmeras, ao se apoderar desses conhecimentos, ele vai construindo seu tesouro. Se utilizar para o caminho do bem, mais rápido evolui, caso contrário, perderá tempos preciosos nos descaminhos da vida.


DECOM: - Na atualidade em que estágio de evolução espiritual nos encontramos? já chegamos ao estágio final?
ÁLVARO: - Bem sabemos que muito distintos são os estágios evolutivos dos homens que habitam a Terra. Alguns já entrevêem luzes de um mundo melhor, outros entretanto, ainda se comprazem no mal. Mas mesmo assim, todos ainda temos muito que progredir para podermos nos considerar bons.

DECOM: - Na sua opinião quais são os quatro estágios de desenvolvimento do ser humano?
ÁLVARO: - Em análise genérica, posso dizer que há quatro estágios neste caminho evolutivo:

1) Homem Primitivo: Caracter geral: Dotado apenas de instinto de sobrevivência, vive da coleta e da caça, mora em cavernas, reúne-se em bandos, não tem leis nem regras.

2) Homem Bárbaro: Caracter geral: Cruel. Vive em vilas e cidades, cultiva sua alimentação, com leis fracas e omissas permite a opressão do mais fraco pela imposição dos mais fortes - geralmente mais ricos. Usa a dor e a crueldade como meio de atingir objetivos.

3) Homem Intelectualizado: Caracter geral: progresso da razão. Cria leis mais justas. Raiam sinais de caridade. Preocupa-se com os menos felizes mas ainda não tem o amor como ponto determinante.Já entende que fazer o bem lhe dá sofrimentos menores, porém ainda fraqueja na fé. Este é o homem dos dias atuais.

4) Homem Moralizado: Caracter geral: Caridoso. Leis altamente Cristãs. Vive sereno e feliz, não tem o sofrimento das dores físicas, sua alimentação é mais suave, pois seu organismo menos denso não necessita de energia grosseira para manter-se. Não se prende ao solo. Compreende o amor e o pratica.

DECOM: - Desde que época ocorrem os fenômenos chamados mediúnicos na história da humanidade?

ÁLVARO: - Segundo Ernesto Bozzano, notável espírita italiano, enquanto ainda estávamos nas primeiras fazes da humanidade, na época onde se achava o Homem de Neandertal já ocorriam efeitos mediúnicos concretos como a ectoplasmia, sonhos premonitórios, visões de Espíritos, audição da voz dos mortos, fenômenos de voz direta e a materialização de espíritos. Foram tais fatos concretos que fizeram aqueles grotescos seres visulmbrarem que havia algo além da morte física, mesmo sem o entender.

DECOM: - De que forma o espiritismo pode contribuir para a evolução humana?

ÁLVARO: - Quando a reencarnação levanta o véu da morte e mostra que a vida não acaba, pelo contrário, continua mais vívida do que antes, tem o ser ampliado seus horizontes, consegue ver que para frente há muito o que fazer, mas consegue também olhar para trás e entender tudo o que trilhou para chegar até onde está. Todo sofrimento se justifica, toda dor se mostra coerente e toda a fé se fortalece irradiando com luminoso poder a luz refletida pelo amor divino, onde quer que se encontre. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário